NEWSLETTER
Assine nossa newsletter e receba nossas atualizações
Nome:
E-mail:
 
 
 
 
 
 
 GASES

Os gases são resultantes da grande quantidade de ar engolida junto com a saliva ou pelos hábitos alimentares das pessoas ou, ainda, pela fermentação de restos alimentares no interior do intestino.

 Todo este gás é eliminado pela boca, sob a forma de arrotos ou pelo ânus, sob a forma de flatos, ou “pum”, ou “peidos”.

Alguns alimentos são bem conhecidos por aumentarem a produção de gases, como, por exemplo, feijões, lentilhas, ervilhas e certas verduras. Mas, atenção! Existem características individuais que fazem com que certos alimentos sejam produtores de gás apenas para algumas pessoas.

São produzidos, aproximadamente, três litros de gases intestinais por dia, que, normalmente, resultam, na eliminação de 17 flatos diariamente. Uma boa parte destas eliminações acontece durante as evacuações.

Ao falarmos, formamos saliva na boca; esta é espumosa e, ao ser deglutida, leva consigo um grande volume de ar. É por isso que determinados profissionais, que precisam falar muito, como professores, locutores, vendedores ambulantes e outros, são particularmente propensos a “sofrerem” de flatulência. O ar deglutido vai ser eliminado, tanto através de arrotos ou como flatos (puns), assim sendo, aumentará o número de eliminações diárias para bem mais do que as 17 vezes rotineiras. É isso aí. Então, você meu amigo feirante que fica gritando durante seu trabalho, ou mesmo, conversando de forma muito atenciosa com seus clientes. Os meus amigos professores cuja profissão obriga que os mesmos passem suas aulas falando enquanto transmitem os ensinamentos aos seus alunos e os meus amigos radialistas, não pensem que vocês estejam doentes porque vocês arrotam ou soltam mais puns que os outros.

Pessoas acostumadas a tomar líquidos muito quentes (tais como, chás, café e sopas quentes), também, apresentam mais problemas de gases que as demais porque ao tomarem esses líquidos quentes o fazem aspirando ar (num ato chamado de sorver) com a finalidade de esfriar a bebida ingerida, e evitar queimar a boca ou o esôfago. Você sabe como é, são aqueles que ao beber líquidos quentes fazem aquele barulinho ........., É, só que esse gesto, além, de ser um gesto não aceito pelas etiquetas sociais, é considerado “uma porcaria”, também, faz com que as pessoas engulam, junto com o líquido quente, grandes volumes de ar.
 
Outras pessoas que, também, apresentam muitos gazes são as que têm o hábito de tomar bebidas gasosas, como cerveja, chope, refrigerantes, águas minerais com gás, etc. Estas bebidas, uma vez entrando em contato com os sucos gástricos, liberam grande quantidade de gás carbônico, que deve ser eliminado, assim como o ar deglutido, com a saliva.

Os flatos, ou também, conhecidos como puns ou peidos, podem ser acompanhados ou não de ruídos ou de mau cheiro.

O ruído depende da força com que os gases são eliminados.
A ocorrência ou não de mau cheiro está relacionada com o tipo de alimento utilizado pelas pessoas, pois, alguns alimentos (como ovos, caranguejos e certas conservas, geralmente, alimentos ricos em enxofre) produzem gases malcheirosos. Aí também existem as variações de pessoa para pessoa.

Os romanos, que para tudo tinham os seus deuses, para os flatos ou puns tinham até dois, o Perfidus e o Flatus, destes, originando-se a designação para gases mais aceita, menos chula. Para os romanos, os pérfidus seriam os silenciosos e malcheirosos; já os flatos seriam os ruidosos, porém, sem cheiro.

Geralmente, as pessoas quando dormem não costumam eliminar gases ruidosamente, assim como não evacuam dormindo. Portanto, na maioria das vezes, se alguém eliminar gases ruidosos no leito, é porque está acordado.
Nossa sociedade, nossa cultura social considera a eliminação de gases uma manifestação de má educação, embora seja uma manifestação orgânica perfeitamente natural.

Não querem que o cidadão cuspa em qualquer ambiente e nem mesmo na rua, o que faz com que a pessoa engula a saliva e junto com ela muitos gazes, e, depois não querem aceitar que esses gazes sejam eliminados, através dos flatos (puns) quando na presença de outras pessoas. Resumindo: mandam que se ponham os gases para dentro e depois recomendam que sejam retidos quando na companhia de alguém. Como nem sempre estamos sós, podem ser criadas situações constrangedoras.

Muitas pessoas queixam-se com freqüência de problemas de gazes e sempre procuram correção usando remédios, entretanto, em sua maioria poderiam resolvê-los apenas com a correção de seus hábitos alimentares ou das situações que já falamos aqui.
Os medicamentos utilizados, geralmente, aliviam a chamada distensão abdominal, que você identifica chamando atenção para sua barriga, temporariamente, grande e endurecida, entretanto, eles não reduzem a eliminação dos gazes através de arrotos ou flatos.

Tome esses cuidados e tenha muito MAIS SAÚDE.

Veja Outras Dicas:

» SOLUÇOS

» DOR DE GARGANTA

» GASES

» AMAMENTAÇÃO – CUIDADO COM OS MAMILOS

» IMPOTÊNCIA

» COMER BEM PRA FICAR INTELIGENTE

» BEBER LIQUIDO DURANTE A REFEIÇÃO ENGORDA ?

» GOIABA UMA BOA FONTE DE VITAMINA C

» ESPORTE CONTRA DEPRESSÃO



: : Copyright© 2009 - Vereador Dr. Fernando Dourado - Todos os direitos reservados : :